Dissertação

Desempenho de argamassas fabricadas com incorporação de materiais finos provenientes da trituração de pneus EVALUATED

A dissertação procurou encontrar um destino final adequado para os pneus usados, estudando o desempenho de argamassas fabricadas com incorporação de materiais finos provenientes da trituração de pneus. Para tal, foi realizada uma vasta campanha experimental, em que uma argamassa de referência foi comparada com outras que continham agregados de borracha de pneus usados substituindo agregados naturais. Em todos os casos, o tamanho das partículas foi menor do que 2 mm, tendo sido consideradas três taxas de substituição (5, 10 e 15% do volume total de agregados) de agregados naturais por agregados de borracha de pneus usados. Esta campanha foi estruturada em três fases. Primeiramente, foram realizados ensaios com objectivo de se analisar as propriedades dos constituintes das argamassas, mais concretamente dos agregados naturais e dos agregados de borracha de pneus usados. A segunda, consistiu em ensaios de carácter eliminatório, os quais avaliaram as características essenciais das argamassas, tendo por objectivo identificar para que percentagem de substituição é obtida a argamassa com melhores propriedades. A última fase, consistiu em escolher a argamassa que apresentou melhores resultados nos ensaios anteriores e efectuar nessa argamassa mais uma série de testes de modo a se obter uma caracterização mais pormenorizada. Os resultados obtidos mostram que, apesar de as argamassas com incorporação de agregados de borracha apresentarem piores desempenhos relativamente às argamassas convencionais, em certas propriedades como a resistência à compressão e à flexão, noutras trazem benefícios, como a descida significativa do módulo de elasticidade e a alteração das características de resistência ao choque.
Reciclagem, Pneus usados, Borracha, Agregados reciclados, Argamassas de revestimento, Desempenho

setembro 29, 2011, 9:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

CO-ORIENTADOR

Maria do Rosário da Silva Veiga

LNEC

Investigador Principal

ORIENTADOR

Jorge Manuel Caliço Lopes de Brito

Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura (DECivil)

Professor Catedratico