Dissertação
Soluções pré-fabricadas em caixão para viadutos rodoviários e ferroviários EVALUATED
O presente trabalho tem como objectivo o estudo técnico-económico de pontes com tabuleiro pré-fabricado. O estudo é centrado em obras de arte rodoviárias e ferroviárias de médio vão e com secção transversal com uma viga pré-fabricada em U e com um banzo superior betonado ?in-situ?. Com a realização deste trabalho pretende-se determinar um intervalo de esbeltezas economicamente competitivas e que simultaneamente cumpram os critérios de segurança exigidos na regulamentação nacional e europeia. Assim, considerou-se estruturas com vãos tipo de 30, 35 e 40 m e definiu-se uma série de critérios de projecto, baseados na regulamentação nacional e europeia, que permitem uma comparação rigorosa entre as diferentes soluções e garantem a exequibilidade da solução dimensionada. A variação entre as diferentes soluções foi obtida com um aumento da altura da secção da viga pré-fabricada de 10 cm entre secções, mantendo-se constantes as restantes características geométricas destas. A realização deste trabalho permitiu definir uma série de critérios de projectos relativamente simples e eficazes para o dimensionamento de pontes com tabuleiros pré-fabricados. Um aspecto igualmente alcançado foi a definição da estrutura de custos de uma ponte pré-fabricada assim como a importância relativa de cada um dos custos unitários no custo final do tabuleiro. Por fim, permitiu determinar os intervalos de esbeltezas mais competitivos do ponto de vista económico consoante o vão tipo intermédio utilizado e o tipo de utilização.
outubro 4, 2011, 11:30
Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente
Orientação
ORIENTADOR
Francisco Batista Esteves Virtuoso
Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura (DECivil)
Professor Associado