Dissertação
A Mobilidade de Bicicleta em Cidades de orografia desfavorável. O caso da Costa do Castelo, Lisboa EVALUATED
A bicicleta pode ser a resposta a vários problemas urbanos da actualidade, não só relacionados com o congestionamento e o intenso tráfego motorizado, como também com o meio ambiente. Pretende-se com esta dissertação desenvolver uma metodologia de avaliação da viabilidade da bicicleta em áreas urbanas, de modo a decidir que melhorias e transformações é preciso realizar. Essa metodologia consiste num conjunto de características pragmáticas que uma área urbana idealmente teria para que fosse viável a utilização da bicicleta. Deste modo pretende-se igualmente explicar que a orografia de uma cidade não é o único factor a condicionar a utilização de bicicletas, havendo portanto outros campos que podem igualmente ser melhorados de modo a aumentar o número de bicicletas na estrada. Após a consulta de boas práticas e exemplos de projectos de bicicletas em cidades ou zonas urbanas de orografia desfavorável, aplicou-se a metodologia desenvolvida a um caso de estudo em Lisboa, a encosta do Castelo, de modo a complementar um diagnóstico a esta zona. Surgiram três grandes soluções: a integração do modo bicicleta no já existente Plano Geral de Acessibilidades Suaves e Assistidas à Colina do Castelo, a adaptação de arruamentos de modo a tornarem-se cicláveis e por fim a disponibilização de Pedelecs na Rede de Bicicletas Partilhadas que está planeada para Lisboa. Para esta última proposta foi realizada uma análise de viabilidade económica, onde a principal fonte de financiamento seria a publicidade.
julho 25, 2011, 9:30
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
Maria do Rosário Mauricio Ribeiro Macário
Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura (DECivil)
Professor Auxiliar