Dissertação
Balastro Contaminado das Ferrovias - Suas repercussões, soluções de reabilitação e destino final. EVALUATED
Na sua maioria, os transportes ferroviários são considerados meios de deslocação pouco poluentes e designados como ?amigos? do ambiente. Todavia, existem diversos aspectos do seu funcionamento que podem constituir um problema ambiental. Entre estes aspectos, há a considerar diferentes tipos de contaminação do balastro e dos solos nas vias e nas instalações técnicas associadas. Neste documento é feita uma apresentação e descrição da problemática do balastro contaminado por hidrocarbonetos, identificados quais os contaminantes mais comuns, assim como as causas da sua existência e as zonas de ocorrência mais frequentes. São identificados e descritos os principais métodos de descontaminação de solos passíveis de adaptação à problemática descrita. Alguns destes métodos foram testados na descontaminação do balastro sendo o estudo também apresentado neste trabalho. No decorrer da aplicação desses métodos são sugeridas algumas alterações, com objectivo de aumentar a sua eficácia tendo em conta as características do meio que se pretende tratar. As amostras são caracterizadas antes e após a descontaminação, para se perceber a validade dos tratamentos adoptados. Essas análises foram efectuadas visualmente e recorrendo a ensaios laboratoriais, para caracterização física sempre que se justificasse. A reabilitação e a reutilização do balastro das ferrovias apresenta aspectos positivos, entre outros, a diminuição da exploração de pedra para a produção de balastro, acompanhada por uma elevada poupança do consumo de energia e minimização de outros impactes ambientais secundários e/ou paralelos. A reutilização do balastro nos mais diversos campos da Engenharia Civil, poderá ser uma realidade atractiva do ponto de vista económico e ambiental.
dezembro 5, 2011, 11:0
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
Maria Rafaela Pinheiro Cardoso
Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura (DECivil)
Professor Auxiliar