Dissertação
Aplicação de modelos bidimensionais ao estudo da geração e propagação de vibrações EVALUATED
Nos próximos anos, Portugal tem alguns desafios para atingir e, um deles, inclui a modernização da sua rede ferroviária. As vibrações devidas ao tráfego de alta-velocidade, são, entre outras, uma das questões que interessa estudar. Para esse efeito, concebeu-se um modelo bidimensional de elementos finitos, que permite o estudo, dentro de determinadas hipóteses (troços rectos, pequena variabilidade longitudinal das características geométricas e mecânicas), da geração e da propagação dessas vibrações. Apesar do fenómeno ser tridimensional, os modelos bidimensionais têm o atractivo de serem mais rápidos e fáceis de implementar, obrigando, todavia, a ter certos aspectos em atenção, como, por exemplo, o amortecimento geométrico. Para ultrapassar as limitações do modelo, e comparando com resultados in situ, propõe-se neste trabalho um método de correcção dos valores obtidos nos cálculos. Na comparação realizada houve necessidade de recorrer a filtros para reduzir ruído existente nos sinais resultantes de medições. Utilizou-se o filtro de média móvel, o que mostrou dar bons resultados. As irregularidades da linha e o comboio são, de entre as possíveis, as principais fontes de excitação. O modelo usado teve em conta, tanto as principais características do comboio (massas e geometria), como as referidas irregularidades da geometria da linha. Deste trabalho retiram-se algumas conclusões que se prendem, nomeadamente, com as características da resposta dos modelos bidimensionais às acções aplicadas. A contabilização do amortecimento geométrico não é tido em conta de forma correcta por estes modelos, propondo-se que a amplitude das ondas de superfície seja corrigida por um determinado factor.
junho 29, 2011, 11:0
Publicação
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Orientação
ORIENTADOR
Laura Maria Mello Saraiva Caldeira
Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura (DECivil)
Professor Catedrático Convidado