Dissertação
Avaliação de dimensionamento da subestrutura ferroviária de linhas de alta velocidade EVALUATED
O dimensionamento de estruturas de transportes, no âmbito da alta velocidade ferroviária, nem sempre contempla aspectos ambientais e económicos. O objectivo do presente estudo foi definir hipóteses alternativas face à utilização de materiais tradicionais, que não existindo em in situ, podem requerer extracção de solos em terrenos próximos ou aquisição de manchas de empréstimo. De forma a efectuar esta análise foi necessário realizar um estudo profundo a este tipo de materiais alternativos, tendo sido caracterizados os materiais estabilizados com cal e cimento (solo-cal, solo tratado com cimento, solo-cimento e brita graduada tratada com cimento) e as misturas betuminosas. Os materiais tradicionais foram também classificados segundo as suas propriedades mecânicas. Recorrendo a análises de elementos finitos foram efectuados modelos representativos da via-férrea, nos quais foi simulada a aplicação de materiais alternativos, nomeadamente recorrendo à substituição da camada de sub-balastro granular por misturas betuminosas e da camada de coroamento em solo de boa qualidade por materiais tratados com cal e cimento. Devido ao elevado processo de desgaste provocado pelo movimento do comboio tornou-se necessário efectuar uma análise contemplando comportamentos a longo prazo. Foram estudados e tabelados modelos de deterioração estrutural para cada tipo de material empregue nas simulações, tendo sido efectuada uma equivalência ao período de vida útil associado ao uso de materiais tradicionais na via-férrea. Por fim, foi efectuado um catálogo de secções-tipo, permitindo ao projectista uma fácil leitura sobre o tipo de secção a aplicar em função dos materiais disponíveis em ambiente de obra.
dezembro 2, 2010, 15:0
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
Paulo Manuel da Fonseca Teixeira
Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura (DECivil)
Professor Auxiliar