Dissertação
Estudo da influência dos factores de aplicação no desempenho de argamassas de revestimento recorrendo a técnicas de ensaio in-situ EVALUATED
O adequado comportamento dos rebocos é essencial para que se garantam bons níveis de desempenho das fachadas de edifícios e para isso torna-se necessário o cumprimento das funções que lhes competem. Porém, o desempenho dos rebocos é fortemente influenciado por vários factores em serviço, associados aos processos de execução / aplicação que são responsáveis por determinadas características que condicionam o seu comportamento final. Para a quantificação das características necessárias ao bom desempenho dos rebocos, surge a necessidade de uma metodologia de avaliação em serviço que permita o estudo do comportamento real, recorrendo assim a técnicas de ensaio in-situ. O trabalho realizado incluiu uma campanha principal em laboratório e uma complementar in-situ, onde se avaliou a influência de alguns factores de aplicação (tipo de argamassa, natureza do suporte, número de camadas e espessura da camada) no desempenho mecânico (analisado com o ensaio dos esclerómetros pendulares e dos ultra-sons) e físico (com recurso à técnica do tubo de Karsten) das argamassas de revestimento. Deste modo, foi também analisada a potencialidade dessas técnicas de ensaio in-situ na avaliação desses factores e consequentemente no desempenho em serviço destes revestimentos. Além disso, identificaram-se outros factores relacionados com as próprias técnicas e com o estado de degradação dos rebocos analisados que dificultaram a interpretação dos resultados. Neste contexto, testou-se a importância da combinação das várias técnicas de ensaio in-situ e dos ensaios realizados com os provetes normalizados. Por último, analisou-se a evolução do comportamento destas argamassas ao longo de um determinado período de tempo.
outubro 28, 2010, 11:0
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
Inês Dos Santos Flores Barbosa Colen
Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura (DECivil)
Professor Auxiliar