Dissertação

A influência do desenho urbano na compreensão da sinistralidade rodoviária EVALUATED

Em 2030, a morte com origem directa em acidentes rodoviários constituirá a quinta causa de morte em todo o mundo, pelo que são urgentes todos os esforços que visam o risco de acidentes. O desenho urbano constitui um dos instrumentos de combate, não só ao nível reactivo ? correcção de anomalias/deficiências ? mas, principalmente, ao nível prospectivo através da antecipação dos principais focos de problemas. Esta dissertação visa dar um contributo que ajude os agentes a melhorar falhas detectadas tendo em vista a adopção do desenho urbano como uma via de actuação transversal para a diminuição da sinistralidade rodoviária, desde a fase de planeamento e projecto (construção de infra-estruturas mais seguras e pensadas para os utilizadores mais desprotegidos), passando pela fase de operação e manutenção e, culminando, na análise posterior ao acidente ? onde o estudo do traçado viário e sua envolvente pode permitir a identificação das causas directas e indirectas do sinistro. Nesta última etapa, é focado o estudo de dois bairros da cidade de Lisboa, onde se faz uma análise maioritariamente qualitativa sobre a prevalência e localização dos acidentes tendo em atenção o tipo de malha urbana existente apresentando, sempre que possível, eventuais medidas correctivas para os problemas identificados.
Desenho urbano; segurança rodoviária; planeamento urbano; análise pós-acidente

outubro 25, 2010, 18:0

Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente

Orientação

CO-ORIENTADOR

João Gomes Morgado

Estradas de Portugal

Especialista

ORIENTADOR

Maria Beatriz Marques Condessa

Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura (DECivil)

Professor Auxiliar