Dissertação
Drivers for the development of port infrastructures: The case of Sines The case of Sines EVALUATED
Actualmente, a economia mundial enfrenta uma crise sendo essenciais medidas que diminuam os custos do transporte de mercadorias. Consequentemente, o sector dos transportes assume um papel importante: na Europa, o transporte marítimo é responsável por 90% do comércio externo e 40% do comércio interno, números possíveis devido à existência de um forte sector portuário. Ao tentar maximizar a eficiência dos portos a Comunidade Europeia tem vindo a definir e implementar diversas políticas comunitárias. Esta dissertação pretende avaliar quais os factores que influenciam o desempenho portuário e que intervenções do estado (aqui genericamente designadas de políticas de transportes) os influenciam e até que ponto, com incidência no caso do porto de Sines. Após uma análise do estado da arte europeu e português, aplicam-se técnicas estatísticas a indicadores de um conjunto de portos escolhido, para descobrir relações entre a evolução sofrida por estes e as diversas políticas adoptadas. O estudo tem duas partes: primeiro, tenta-se compreender a actual situação do sector portuário europeu através de uma comparação de portos; segundo, constroem-se relações entre as variáveis representativas das políticas de transportes e a carga que passa em cada porto, considerando um grupo de portos de características semelhantes ao de Sines. A principal conclusão aponta para as políticas de investimento na consolidação das redes de infra-estruturas e serviços que alimentam o sector portuário e em plataformas logísticas que beneficiem a criação de cadeias logísticas integradas, muito relevantes para aumentar os resultados positivos do porto de Sines e da economia nacional.
setembro 17, 2010, 9:30
Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente
Orientação
ORIENTADOR
Maria do Rosário Mauricio Ribeiro Macário
Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura (DECivil)
Professor Auxiliar