Dissertação
Comportamento dinâmico de pontes ferroviárias de alta velocidade com via não balastrada EVALUATED
A via não balastrada é já uma solução credível na Engenharia Ferroviária, demonstrando grande competitividade face à usual via balastrada. As grandes vantagens da via não balastrada têm sido a razão para a tendência de aplicação cada vez mais frequente deste tipo de vias em linhas e pontes ferroviárias de alta velocidade. Esta tendência é, em parte, uma consequência das maiores exigências impostas pela alta velocidade ferroviária, nomeadamente em termos da avaliação e controlo das vibrações induzidas pelo tráfego, razão pela qual a dissertação se centra no estudo do comportamento dinâmico de pontes com este tipo de via. No âmbito desta temática, a presente dissertação compreende um caso de estudo hipotético, no qual se analisa o comportamento dinâmico de um viaduto ferroviário de alta velocidade com via não balastrada Rheda 2000®. Deste modo, importa avaliar o grau de fiabilidade de diferentes modelos numéricos de elementos finitos utilizados para a representação do viaduto com a via-férrea e avaliar de que forma esse mesmo grau de fiabilidade afecta a resposta dinâmica obtida. Para tal, são consideradas duas alternativas diferentes para a inclusão da via férrea não balastrada no modelo numérico de elementos finitos do viaduto. Em acréscimo, alguns dos constituintes da via são sujeitos a um estudo paramétrico de modo a avaliar a sua influência no comportamento dinâmico da estrutura. Por fim, realiza-se um estudo complementar com o objectivo de avaliar a influência dos dois tipos de via ? via balastrada e via não balastrada ? no comportamento dinâmico da estrutura.
setembro 14, 2010, 12:30
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
Jorge Miguel Silveira Filipe Mascarenhas Proença
Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura (DECivil)
Professor Auxiliar