Dissertação
Contributo para o estudo da utilização do deflectómetro de impacto ligeiro EVALUATED
O deflectómetro de impacto ligeiro é um dispositivo portátil e de fácil operação, que pode ser útil para a avaliação do desempenho de camadas de aterro e de pavimentos de infra-estruturas de transporte. Vários e importantes estudos têm sido realizados a fim de alcançar uma melhor compreensão da adequação deste tipo de deflectómetro a esta finalidade. Este é, também, o objectivo principal deste trabalho, onde se apresenta um estudo desenvolvido pelo Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura do Instituto Superior Técnico (IST), Universidade Técnica de Lisboa, em colaboração com o Laboratório de Solos e Pavimentos do Grupo de Engenharia e Aeródromos da Força Aérea Portuguesa (GEAFA). O estudo é composto por duas partes: a primeira parte envolveu o estudo bibliográfico sobre a descrição e utilização do deflectómetro de impacto ligeiro e a colocação ao serviço do equipamento do Instituto Superior Técnico recentemente adquirido; a segunda consistiu num programa experimental para avaliar a repetibilidade e a reprodutibilidade do uso dos dois tipos de dispositivos: PRIMA 100 LWD e Dynatest LWD 3031. Os ensaios da parte experimental foram realizados para diversas condições de compactação in situ, em termos do teor em água e compacidade. O material foi identificado e caracterizado através de ensaios laboratoriais. Os resultados e conclusões apresentadas neste trabalho são importantes para uma melhor prática e investigação sobre a utilização do deflectómetro de impacto ligeiro, no domínio das infra-estruturas de transportes.
setembro 9, 2010, 15:0
Publicação
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Orientação
ORIENTADOR
Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura (DECivil)
Professor Auxiliar