Dissertação
Análise agregada da eficácia das políticas de segurança rodoviária em Portugal EVALUATED
Têm-se verificado, nas últimas décadas, melhorias significativas ao nível da sinistralidade rodoviária em Portugal. São várias as causas apontadas como responsáveis por estas melhorias, contudo, o vasto conjunto de factores associados à sinistralidade rodoviária aumenta a incerteza quanto à eficácia e eficiência de cada medida adoptada. O propósito deste estudo passa pela análise da eficácia das políticas de segurança rodoviária em Portugal, entre 1987 e 2007, através de modelos de regressão linear múltipla. Foram tidas em consideração variáveis relativas à infra-estrutura, ao parque automóvel, a factores económico-sociais e às políticas de segurança rodoviária. Analisaram-se seis indicadores de sinistralidade rodoviária: acidentes de viação com vítimas (ACV); número de vítimas mortais (MORT); índice de gravidade dos acidentes (IG); número de vítimas mortais por volume de combustível vendido (MC); número de vítimas mortais em auto-estradas por volume de combustível vendido (MAEC); e número de acidentes de viação com vítimas por volume de combustível vendido (ACVCOMB). Dos modelos obtidos pode verificar-se a contribuição da legislação produzida durante o período em análise para a redução dos níveis de sinistralidade. Conclui-se, também, que a redução dos indicadores MORT, IG e MC beneficiou significativamente das políticas de infra-estruturação rodoviária (nomeadamente da rede de auto-estradas). O preço médio por litro de combustível foi outro dos factores responsáveis pela diminuição dos acidentes com vítimas e do número de vítimas mortais (ACV e MORT). Apesar das melhorias que a legislação em vigor representa, a percentagem de veículos pesados do parque automóvel nacional incrementa os valores de ACV e ACVCOMB.
julho 21, 2010, 17:0
Publicação
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Orientação
ORIENTADOR
Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura (DECivil)
Professor Auxiliar Convidado