Dissertação

Propostas de mitigação para as emissões poluentes das aeronaves: Aplicação ao Aeroporto de Lisboa EVALUATED

Nesta dissertação são sugeridas quatro propostas mitigadoras para as emissões poluentes das aeronaves, no aeroporto de Lisboa. Estimaram-se as emissões poluentes dos hidrocarbonetos, monóxido de Carbono, óxidos de Azoto, dióxido de Carbono, dióxido de Enxofre e das partículas em suspensão provenientes das aeronaves no ciclo de aterragem e descolagem, para o ano de 2008, constituindo o caso de referência. A proposta 1 sugere que as aeronaves usem apenas um dos reactores para a rolagem nos taxiways. Na proposta 2 pretende-se que as aeronaves sejam rebocadas e levadas pelo push-back até à cabeceira da pista de descolagem no taxi out e da pista até ao stand no taxi in. Na proposta 3 pretende-se uma redução do tempo de rolagem de cerca de 20%, propondo-se um terminal remoto, junto à pista 03 - 21, capaz de estacionar 75% das aeronaves do aeroporto. Por último, a proposta 4 sugere um sistema inovador de reboque de aeronaves, do stand até à pista de descolagem. A principal vantagem de todas as propostas é a menor quantidade de combustível consumido e a consequentemente menor quantidade de gases e partículas poluentes emitidos, embora estas alterem os procedimentos operacionais do aeroporto, provocando impactos ao nível do seu desempenho e segurança. Comparando com o caso de referência, as propostas 2 e 4 permitem reduções bastante significativas, entre 80 e 90%, nas emissões de HC e CO, nas emissões de CO2, SO2 e PM, permitem reduções da ordem dos 29% e nas emissões de NOX, de 8%.
Aeroporto de Lisboa, Emissões poluentes, Medidas de Mitigação, Qualidade do ar

julho 2, 2010, 15:0

Publicação

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Orientação

ORIENTADOR

Maria do Rosário Mauricio Ribeiro Macário

Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura (DECivil)

Professor Auxiliar