Dissertação

Análise do tráfego de veículos pesados em Portugal para o cálculo do factor de agressividade EVALUATED

O estudo realizado nesta dissertação insere-se na área das infra-estruturas rodoviárias e suas condicionantes ao nível do tráfego de veículos pesados, nomeadamente pretende analisar o tráfego de veículos pesados em Portugal para o cálculo do factor de agressividade. O factor de agressividade de uma dada via depende do efeito provocado pelo volume de veículos pesados e respectiva carga, recolhidos por uma estação de contagem e pesagem. O factor de agressividade é dependente do tipo de pavimento, do estado da via, do tipo de eixos dos veículos pesados e do eixo padrão para o qual foi projectada. Este último parâmetro é preponderante para o método de cálculo utilizando um eixo padrão simples. Este trabalho tem como principal objectivo efectuar uma recolha e tratamento de dados de tráfego provenientes das estações de contagem e pesagem possíveis e existentes em Portugal, para servirem posteriormente à determinação do factor de agressividade através de vários métodos, quer nacionais quer estrangeiros. A abordagem à caracterização do tráfego é concluída com a comparação entre resultados e métodos de cálculo que utilizam características semelhantes. Na dissertação foi possível obter o factor de agressividade através dos diversos métodos, estabelecer uma comparação entre estes e avaliar a influência da sua grandeza face ao regulamentado actualmente em Portugal.
Tráfego, Agressividade, Peso em movimento, Estação de contagem e pesagem, Peso por eixo, Veículo pesado

junho 24, 2010, 9:0

Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente

Orientação

ORIENTADOR

José Manuel Coelho das Neves

Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura (DECivil)

Professor Auxiliar