Dissertação

Air influence on the temperatures inside a concrete bridge box section EVALUATED

Numa ponte, a temperatura é uma acção complexa originada por diferentes fontes e difícil de prever. Os seus efeitos não devem ser ignorados e por isso nas últimas décadas muitos estudos foram desenvolvidos neste campo. De modo a reduzir a complexidade associada a estas investigações, algumas simplificações, que não acarretam consequências graves, são usualmente introduzidas possibilitando uma análise mais simples. O objectivo principal desta tese é analisar a influência térmica da temperatura do ar dentro de uma secção em caixão de uma ponte de betão. Normalmente este ?pormenor? é ignorado ou simplificado em investigação. O trabalho desenvolvido e apresentado nesta tese permitirá ter noção da dimensão do erro introduzido nos estudos sempre que esta simplificação é feita. Foram desenvolvidos dois modelos em elementos finitos para comparar os resultados com valores experimentais, recolhidos recorrendo a instrumentação instalada na nova ponte de Snivesund na Suécia. Nos dois modelos foram introduzidas diferentes acções que afectam termicamente a secção de betão tais como: a temperatura do ar, a radiação solar e a radiação nocturna. A diferença entre os dois modelos reside no facto de no modelo A se considerar o ar dentro da secção em caixão e de no modelo B este ser ignorado. A diferença dos modelos não revela a necessidade de incluir a influência do ar nas temperaturas da secção em caixão de pontes de betão nos futuros estudos térmicos para o projecto de pontes.
Temperatura do ar ? Ponte ? Betão ? Elementos Finitos ? Svinesund

abril 22, 2010, 11:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Fernando António Baptista Branco

Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura (DECivil)

Professor Catedrático