Dissertação
Avaliação Energética de Várias Técnicas de Reabilitação de Pavimentos Rodoviários: Caso da Reciclagem do IC12 Caso da Reciclagem do IC12 EVALUATED
As técnicas de reciclagem dos pavimentos existentes têm sido desenvolvidas com o objectivo de resolver muitos dos problemas dos pavimentos degradados, contribuindo simultaneamente para a minimização dos impactos ambientais na realização de obras de beneficiação e reabilitação de estradas. No seguimento do desenvolvimento destas técnicas, são criadas oportunidades para testar a sua eficiência, como se demonstra pelo caso de estudo considerado nesta dissertação, possibilitado pela Direcção de Estradas de Viseu, com recurso às empresas Rosa Construtores e Mota Engil Pavimentações. Através da análise técnica da reciclagem in situ a frio com adição de emulsão e cimento, na empreitada ?IC12 ? Pavimentação entre Canas de Senhorim e o IP3?, visa-se a obtenção de elementos que possibilitem um melhor conhecimento da técnica a nível energético. Outras duas soluções, saneamento e reconstrução, foram dimensionadas, analisadas e estudadas comparando-as com a reciclagem mista usada no IC12. Deste estudo pode-se concluir que a poupança energética obtida com a reciclagem, tida como dado adquirido pela bibliografia existente, nem sempre se verifica. Neste caso o uso de reciclagem com cimento teria sido bastante mais eficiente a nível energético. O saneamento também traria vantagens nestes parâmetros, embora menos acentuadas. Já a reconstrução, é, de longe, a alternativa mais dispendiosa, não se justificando neste caso, mas só em último recurso.
março 16, 2010, 11:0
Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente
Orientação
ORIENTADOR
Joaquim Jorge Da Costa Paulino Pereira
Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura (DECivil)
Professor Associado