Dissertação
Perspectivas de Interpretação dos Ensaios de Avaliação do Coeficiente de Atrito em Pavimentos Aeronáuticos: Uma nova proposta Uma nova proposta EVALUATED
Esta dissertação apresenta o estudo das condições superficiais de pavimentos aeronáuticos. A garantia de aderência pneu - pavimento e adequado atrito revela-se do maior interesse para a segurança das aeronaves. Estas propriedades tomam particular importância em situações de pista molhada, propícias à ocorrência de fenómenos de hidroplanagem. As mais recentes estatísticas de acidentes aéreos revelam números preocupantes. Cerca de 37% dos acidentes ocorre durante as operações de aterragem e descolagem, com as aeronaves em terra. Chama-se assim à atenção para o problema das runway excursion - a principal causa de acidentes a nível mundial e a terceira a nível europeu. Neste trabalho apresentam-se conceitos relativos ao atrito em pavimentos aeronáuticos e alguns valores recomendados pelas entidades competentes sobre a frequência das campanhas de medição de atrito e valores mínimos a respeitar. A pista do Aeródromo de Manobra Nº1, em Ovar, foi escolhida para caso de estudo no seguimento de recentes reportes de incidentes relacionados com runway excursion. No sentido de caracterizar a pista à altura dos incidentes ocorridos, e uma vez que esta foi alvo de uma campanha de limpeza posterior, houve necessidade de avaliar não só a pista principal como também o taxiway paralelo. A avaliação da aderência pneu-pavimento foi realizada por meio da avaliação da macrotextura, medição de atrito pontual e medição de atrito em contínuo. Com o objectivo de tirar partido das potencialidades dos equipamentos disponíveis, serão deixadas ainda sugestões para a condução de campanhas de avaliação de atrito futuras.
dezembro 21, 2009, 11:0
Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente
Orientação
ORIENTADOR
Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura (DECivil)
Professor Auxiliar