Dissertação
Análise da Propagação de Vibrações em Edifícios de Betão Armado: Isolamento de Vibrações Devido a Acções Ferroviárias Isolamento de Vibrações Devido a Acções Ferroviárias EVALUATED
A expansão da linha do metropolitano levanta questões importantes como a propagação das vibrações ao edificado e as suas consequências. Não sendo de um modo geral, um problema de segurança estrutural é certamente um problema de conforto e ambiente. O objectivo principal da dissertação é estudar o impacto das vibrações provocadas pela circulação ferroviária nos edifícios de betão-armado.Assim, foram concebidos dois modelos de cálculo para compreender a influência das características das estruturas de betão-armado na propagação de vibrações de média frequência (10-100 Hz).Procura-se verificar a viabilidade da aplicação de um sistema de isolamento de base numa estrutura de um pórtico e numa estrutura de um edifício de 4pisos. O conceito de isolamento de base assenta na separação do movimento vertical da estrutura do movimento induzido ao solo pela circulação ferroviária.Através deste tipo de solução é possível diminuir a frequência fundamental da estrutura e, desta forma, reduzir a transmissão das acelerações provenientes do solo. Do estudo realizado concluiu-se que a aplicação do isolamento de base (para uma frequência de 4Hz) não é eficaz na redução da resposta da estrutura do pórtico, mas é eficaz na redução da resposta da estrutura do edifício de 4pisos. Esta diferença de resultados está relacionada com o facto de no caso do edifício de 4pisos ter sido utilizada uma série de acelerações reais resultantes de medições feitas na Estação de Saldanha. Esta acção tem um conteúdo de frequências limitada entre 30-100 Hz, enquanto que no caso do pórtico foi utilizada uma acção do tipo ruído branco.
novembro 19, 2009, 9:0
Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente
Orientação
ORIENTADOR
Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura (DECivil)
Professor Associado