Dissertação

Análise das estratégias de preço das companhias aéreas Low Cost EVALUATED

Esta dissertação faz uma apresentação geral da indústria do transporte aéreo, essencialmente na Europa e nos EUA, antes e após a liberalização do mercado aéreo de passageiros. Uma das consequências da liberalização do mercado prende-se com a expansão das companhias aéreas Low Cost, as quais, desafiando concorrencialmente as companhias tradicionais, foram capazes de alterar por completo o panorama existente. Define-se o conceito de companhia aérea Low Cost, classificam-se as companhias Low Cost por categorias e dá-se uma imagem geral das companhias existentes no caso Europeu. Sendo o principal objectivo desta tese, perceber-se as estratégias de preço das companhias aéreas Low Cost, fez-se uma revisão sobre o conceito de Yield Management, e a sua importância na gestão das tarifas destas companhias. Por fim, centrou-se o estudo em casos práticos, analisando para certas rotas de algumas das maiores companhias Low Cost Europeias, a variação das tarifas em função da aproximação da data da partida.
Companhia aérea, Low Cost, Pricing, Yield management

dezembro 15, 2009, 9:0

Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente

Orientação

ORIENTADOR

Maria do Rosário Mauricio Ribeiro Macário

Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura (DECivil)

Professor Auxiliar