Dissertação

Simulação do comportamento de tráfego em ambientes especifícos de circulação rodoviária: Análise da influência do atrito da superficie dos pavimentos Análise da influência do atrito da superficie dos pavimentos EVALUATED

Manter boas condições de aderência (atrito) é fundamental para garantir uma circulação segura. A aderência é influenciada por características como a textura do pavimento, agregados, tráfego passado, defeitos de superfície, condições climatéricas e contaminação da superfície dos pavimentos. Para assegurar circulação segura é essencial monitorizar o pavimento com equipamentos adequados. Pela sua influência em algumas manobras, existem elementos de traçado cuja definição depende não só da velocidade e de outros elementos geométricos, mas também do coeficiente de atrito - o raio mínimo da curva circular em planta e a distância de visibilidade de paragem. O objectivo deste trabalho é avaliar a influência das propriedades do pavimento na segurança de circulação. Para isso, recorreu-se ao programa de reconstituição de acidentes Pc-Crash. Foram simulados dois cenários com diferentes características de pavimento e velocidades de circulação distintas. No primeiro caso foi construído um ambiente simples para validar os princípios subjacentes ao Pc-Crash e os resultados confirmam que o Pc-Crash utilizada os mesmos princípios das Normas de traçado. No segundo caso, dois ambientes compostos foram simulados: um atravessamento urbano em meio rural onde foi observada a eficácia da aplicação de um revestimento anti-derrapante num traínel descendente em curva na aproximação a uma passagem de peões; a aproximação a um cruzamento semaforizado numa estrada nacional urbana para avaliar a melhoria conseguida com a reabilitação através da técnica de granalhagem. Em ambos os ambientes compostos verificou-se uma melhoria significativa na segurança de circulação em curva e especialmente na redução das distâncias de travagem.
Coeficiente de atrito, Distância de visibilidade de paragem, Norma de traçado, Raio mínimo de curva circular, Segurança em curva, Simulação de acidentes rodoviários

novembro 17, 2009, 11:0

Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente

Orientação

CO-ORIENTADOR

Ana Isabel Capote Fernandes

CESUR

Especialista

ORIENTADOR

José Manuel Coelho das Neves

Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura (DECivil)

Professor Auxiliar