Dissertação
O Conceito de Nível de Serviço Como Elemento de Comparação Entre Sistemas de Mobilidade Urbana EVALUATED
A mobilidade dentro dos grandes centros urbanos tem sofrido constantes alterações, sendo que hoje em dia devido à crescente sensibilidade para as questões ambientais e ao constante aumento do preço dos combustíveis torna-se indispensável que os diversos Sistemas de Mobilidade Urbana apresentem soluções diversificadas para todos os seus utilizadores. Torna-se portanto fundamental criar um elemento de comparação entre eles. O conceito de Nível de Serviço torna-se imprescindível para esta comparação, dado que permite classificar qualitativamente os diversos factores que influenciam a classificação dos Sistemas de Mobilidade Urbana. Foi feito um estudo dos diversos modelos de aferição do Nível de Serviço dos diferentes modos de transporte de forma a encontrar uma forma de os englobar num só modelo que avalie, se forma global, o Sistema de Mobilidade Urbana. O carácter subjectivo de grande parte das variáveis a analisar levou à utilização de um Modelo Multicritério para efectuar essa classificação. Os resultados obtidos, indicam que este caminho não será suficiente para criar um modelo completamente fiável, muito por culpa da enorme complexidade deste processo, mas fornecem uma excelente base para modelos híbridos mais complexos que consigam representar, mais fielmente, todo o Sistema de Mobilidade Urbana.
dezembro 14, 2009, 16:30
Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente
Orientação
ORIENTADOR
Maria do Rosário Mauricio Ribeiro Macário
Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura (DECivil)
Professor Auxiliar