Dissertação

Concepção de Praças de Portagem em Auto-estradas EVALUATED

A criação de Praças de Portagem advém da política de financiamento que cada estado, como nação, adopta para a construção da sua rede viária. As diferenças destas politicas, geram que os critérios de projecto para a sua concepção sejam bastante diversos. Actualmente está a assistir-se, a nível mundial, a uma transformação do conceito de Praça de Portagem, deixando de ser uma barreira, conforme a sua presença física impõe, passando a ser uma estrutura ligeira implantada em locais estratégicos de uma auto-estrada. O presente estudo apresenta três práticas de concepção de portagens: na Áustria, nos Estados Unidos da América e em Portugal, descrevendo a metodologia de concepção utilizada até aos dias de hoje, permitindo ainda antever no que se tornará no futuro, este tipo de infra-estrutura. Este documento aborda os diferentes métodos de pagamento disponíveis, expondo o seu funcionamento, e procedendo à respectiva comparação entre eles. No caso de estudo, entendeu-se que a Praça de Portagem de Plena via de Benavente, face à alteração dos pressupostos assumidos na sua concepção, carecia de uma análise de reformulação dos critérios utilizados, pelo que se propõe uma reformulação do seu dimensionamento, abordando e propondo novos parâmetros de projecto. As questões ambientais, de segurança e a optimização contínua dos processos de gestão da exploração das auto-estradas, por parte das entidades responsáveis, interligadas com o avanço tecnológico que a área das telecomunicações tem vindo a registar, têm sido factores preponderantes para esta transformação.
Concepção de Praças de Portagem; Electronic Toll Collect (ETC); Métodos de pagamento de Portagens; Sistema de Identificação electrónico de Veículos (SIEV);

novembro 3, 2009, 9:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Joaquim Jorge Da Costa Paulino Pereira

Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura (DECivil)

Professor Associado