Dissertação
Serviço de Apoio a Clientes de Habitações Novas EVALUATED
Em todas as sociedades a habitação é considerada um bem de primeira necessidade. Nos últimos anos tem vindo a assistir-se a uma mudança e um esforço, ainda que gradual, tanto nas políticas de promoção da qualidade das habitações, como no enfoque e informação ao cliente. No entanto, essas medidas revelam-se muitas vezes ineficazes e insuficientes. Ao nível da construção, verifica-se que a sua qualidade fica aquém das expectativas. De facto, ao contrário do que é possível esperar, as habitações novas padecem muitas vezes de anomalias, que afectam sobretudo os utentes das habitações de forma mais ou menos imediata. Este facto tende a traduzir-se geralmente não só em custos económicos para os utentes, como também em falhas nas várias exigências funcionais dos espaços adquiridos. Neste sentido, a presente dissertação tem como principais objectivos realizar um estudo dos problemas detectados pelos utilizadores de habitações novas nos primeiros cinco anos, sugerindo posteriormente uma proposta de informação aos clientes interessados na aquisição de uma habitação nova. Pretende-se que esta proposta possa auxiliar à percepção relativamente à qualidade das habitações e de que forma determinadas soluções construtivas afectam o seu desempenho no futuro. A metodologia desenvolvida, de aplicação simples e elucidativa, permite não só alertar o cliente para alguns aspectos importantes como também promover de uma forma eficaz, a utilização dos documentos obrigatórios da Ficha Técnica de Habitação e Certificado Energético.
outubro 27, 2009, 11:0
Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente
Orientação
CO-ORIENTADOR
Inês Dos Santos Flores Barbosa Colen
Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura (DECivil)
Professor Auxiliar
ORIENTADOR
Pedro Manuel Gameiro Henriques
Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura (DECivil)
Professor Auxiliar