Dissertação

RAMS analysis of railway track infrastructure: (Reliability, Availability, Maintainability, Safety) (Reliability, Availability, Maintainability, Safety) EVALUATED

As infra-estruturas ferroviárias são bens que representam um elevado investimento. São desenhadas para trabalhar em condições de segurança muito exigentes e devem apresentar uma baixa ocorrência de falhas. Os carris são componentes que estão sujeitos ao aparecimento de rail defects como head checks, corrugations, cracking, etc. Estas falhas dependem das características da infra-estrutura, tráfego de comboios e dos planos de manutenção utilizados. Planos de manutenção devem ser traçados e as falhas devem ser previstas para serem mantidas a um nível aceitável. Acções de manutenção ligadas a estas falhas tais como esmerilamento, re-perfilamento ou substituição de carris representam custos que são de difícil previsão na altura da construção da infra-estrutura. São necessários métodos para a previsão de falhas. As técnicas RAMS têm sido extensivamente aplicadas ao campo da engenharia electrotécnica. Têm um alto potencial de aplicação no campo da gestão de infra-estruturas ferroviárias, mas correntemente há uma falta de estandardização e de procedimentos descritos para o correcto estudo dos parâmetros RAMS. As técnicas RAMS permitem que os reliability engineers prevejam falhas a partir da observação de dados operacionais. Os parâmetros passíveis de previsão são: reliability, availability, failure rate, Mean Time Between Failures (MTBF), Mean Down Time (MDT), entre outros. Este estudo considera as possíveis aplicações de técnicas RAMS no caso de gestão de manutenção da infraestrutura ferroviária, com enfoque no carril. São discutidas técnicas para colheita de dados e elaboração de previsões, e são apresentadas algumas considerações sobre como utilizar estas previsões para a obtenção de custos de ciclo de vida.
infra-estrutura ferroviária de alta velocidade, técnicas RAMS, custos de ciclo de vida, rail defects

novembro 24, 2008, 11:0

Publicação

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Orientação

ORIENTADOR

Paulo Manuel da Fonseca Teixeira

Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura (DECivil)

Professor Auxiliar Convidado