Dissertação
Analysis and Improvement of the Tamping Works Management on a Conventional Railway Network EVALUATED
À medida que o negócio ferroviário evoluiu nas últimas décadas e o mercado se tornou mais competitivo, as empresas começaram à procura de novas formas de melhorar a sua gestão e assim colocarem-se na linha da frente deste mercado. Para isso, as empresas adoptaram novas estratégias, inspiradas por novas abordagens e ajudadas por novas ferramentas tecnológicas. Foi aqui que dois conceitos ganharam especial importância: maximização de recursos e minimização de custos. No que à via ferroviária diz respeito, a maximização de recursos é obtida quando esta está a trabalhar sob condições óptimas, com uma perfeita geometria da via. Em vias balastradas, hoje em dia a manutenção é levada a cabo maioritariamente pelo ?ataque? (Esveld, 2001) Assim, a sua gestão assume um papel frontal na estratégia de manutenção. Este texto vai fornecer uma análise à gestão dos trabalhos de ataque num determinado ?caso de estudo? e propor uma nova estratégia, respeitando os dois conceitos enunciados em cima. Esta estratégia será acompanhada por medidas concretas para melhorar a gestão dos trabalhos de ataque e no final irá resultar na estruturação de uma base de dados extensiva para descrever a via, um software que gira a base da dados e uma ferramenta de ?ajuda a decisão? que conduza o planeamento dos trabalhos de ataque ao longo dos próximos anos. O desafio é encontrar uma estratégia que combine a maximização do rendimento dos recursos com uma minimização do orçamento. Este texto vai tentar dar uma visão de como este desafio pode ser alcançado.
novembro 24, 2008, 9:0
Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente
Orientação
ORIENTADOR
Paulo Manuel da Fonseca Teixeira
Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura (DECivil)
Professor Auxiliar Convidado