Dissertação

Evaluation of the Universities Performance EVALUATED

O ensino superior Português sofreu nos últimos anos profundas reformas, não só nos modelos de governação, mas também no sistema de garantia de qualidade. O principal objectivo destas reformas é aumentar a eficiência e o desempenho das instituições Portuguesas permitindo que estas sobrevivam num ambiente muito competitivo. Na Holanda o sistema de garantia de qualidade é baseado na acreditação, e apenas as instituições acreditadas têm direito a receber fundos públicos. O sistema de qualidade no Reino Unido é baseado num perspectiva de auditorias, e a distribuição dos fundos públicos não tem por base a qualidade de ensino, sendo justificado pelo facto que apenas separaria ainda mais as instituições. De todos os países analisados o Reino Unido é aquele que providencia mais informação aos ?stakeholders?, e o modelo Português está claramente a ficar para trás. Por isso é importante que as instituições Portuguesas procurem novos instrumentos para medir a sua qualidade. O balanced scorecard é uma ferramenta de gestão que permite que as instituições meçam o seu desempenho sob quatro perspectivas, cliente, interna, inovação e financeira. O balanced scorecard tem inúmeras vantagens quando comparado com outros instrumentos, por exemplo, aumenta os níveis de responsabilização e permite às instituições melhorarem continuamente o seu desempenho. O balanced scorecard aplicado ao DECivil mostra-nos que o departamento necessita de melhorar em algumas áreas, como a produção científica e a internacionalização dos estudantes.
Agências reguladoras; avaliação de desempenho; balanced scorecard; ensino superior; garantia de qualidade.

outubro 27, 2008, 9:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Rui Domingos Ribeiro da Cunha Marques

Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura (DECivil)

Professor Auxiliar