Dissertação
Critérios para a Implementação de Redes de Mobilidade Suave em Portugal: Um Caso de Estudo no Município de Lagoa Um Caso de Estudo no Município de Lagoa EVALUATED
Em várias cidades por todo o mundo, têm sido adoptadas medidas para incentivar e promover as deslocações pedonais e cicláveis com elevado sucesso, contribuindo assim para uma maior sustentabilidade do sistema de transportes. O nosso País apresenta um dos índices mais baixos de utilização dos modos suaves no contexto europeu, para o que tem contribuído um processo de planeamento de transportes orientado ao longo de várias décadas essencialmente centrado no transporte rodoviário. Recentemente o "Projecto Mobilidade Sustentável" apresentou uma mudança de paradigma e deu um passo no sentido da promoção nacional de redes de mobilidade suave. No entanto não existem referências técnicas nem orientações nesta matéria que permitam aos municípios alcançarem este objectivo. A presente dissertação tem por objectivo dar um contributo para o desenvolvimento e aplicação de orientações em matéria de planeamento e projecto de redes de mobilidade suave em Portugal. Para esse efeito efectuou-se um benchmarking das principais recomendações e boas práticas existentes a nível internacional. O caso de estudo realizado na cidade de Lagoa permitiu aferir que existe uma procura potencial para estes modos de deslocação, o que pode viabilizar a promoção dos modos suaves ao nível deste município. Como tal, torna-se necessário o investimento não só ao nível de infraestruturas dedicadas aos modos suaves e requalificação das infra-estruturas rodoviárias existentes, mas também ao nível da educação e formação. Só assim será verdadeiramente possível a alteração de mentalidades e a criação de uma "nova cultura de mobilidade" que perdurará nas gerações futuras.
novembro 21, 2008, 10:0
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura (DECivil)
Professor Auxiliar