Dissertação

Avaliação de Impactes Urbanísticos de Acessibilidades da Ponte Vasco da Gama: Uma década depois Uma década depois EVALUATED

Com a inauguração, em 1966, da primeira Ponte sobre o Tejo, respondia-se à necessidade de ligação entre o Norte e o Sul de Portugal e com Espanha, devido às exigências da população cada vez maiores com a sua mobilidade. Mas com o aumento da população na margem Sul e a melhoria da qualidade de vida esta ligação tornou-se insuficiente, com números de tráfego diário, na década de 90, ultrapassando os 130.000 veículos diários. Além disso, esta ligação única com a Península de Setúbal estava a provocar alguns desequilíbrios territoriais com uma grande concentração populacional na sua zona Oeste. Decidiu-se então, que havia a necessidade de construir uma nova travessia sobre o Tejo para assegurar alternativas de ligação não só à população de Lisboa, mas também entre o Norte e Sul do País, que não obrigasse a atravessar o congestionado centro de Lisboa. Esta dissertação procura avaliar quais os impactes desta grande obra Pública para a Região onde se insere e para Portugal e se os objectivos que levaram à sua construção foram conseguidos. Depois de feita essa análise, as principais conclusões apuradas foram de que a Ponte veio contribuir para um maior desenvolvimento económico, com a aposta em zonas de logística e o aparecimento de novas empresas em Palmela e Alcochete. Houve um grande crescimento urbanístico, contribuindo para algum desordenamento. Na Ponte 25 de Abril o tráfego total aumentou, contribuindo para isso a diferença no preço das portagens, mas o tráfego pesado foi reduzido em 15%.
Ponte sobre o Tejo, tráfego automóvel, Planeamento do Território, Impactes Urbanísticos.

novembro 13, 2008, 10:0

Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente

Orientação

ORIENTADOR

Jorge Manuel Gonçalves

Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura (DECivil)

Professor Auxiliar