Dissertação
Análise do comportamento de lajes mistas sujeitas a cargas concentradas.: Ensaios experimentais e modelação numérica. Ensaios experimentais e modelação numérica. EVALUATED
O presente trabalho pretende avaliar o comportamento de lajes mistas com chapas perfiladas de aço em relação ao estado limite último de resistência quando sujeitas a forças concentradas, com o intuito de reproduzir o efeito de veículos e equipamentos específicos. A este tipo de elementos estruturais está associado um modo de rotura característico relacionado com o corte longitudinal, para além dos modos de rotura usuais considerados para uma laje. A ligação entre os dois materiais é garantida por forças de atrito e interacção mecânica das saliências da chapa, resultando deste efeito conjunto a resistência ao corte longitudinal. O estudo foi baseado em ensaios até à rotura de duas lajes mistas com continuidade e num ensaio pull-out, realizados no Laboratório de Estruturas e de Resistência dos Materiais (LEBM) do DECivil do Instituto Superior Técnico, e em modelos numéricos dos ensaios, desenvolvidos no programa de elementos finitos ADINA®. Analisando a interacção do punçoamento com o corte longitudinal foi possível padronizar o comportamento das lajes de acordo com o modo de rotura condicionante e no que respeita aos modelos numéricos foi possível obter valores conservativos e relativamente próximos para a carga de colapso das lajes e para a força correspondente ao instante em que se inicia o escorregamento no ensaio pull-out.
novembro 12, 2008, 16:0
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
Luís Manuel Calado de Oliveira Martins
Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura (DECivil)
Professor Associado