Dissertação

Túnel Ferroviário do Rossio: Acompanhamento e Análise das Obras de Reabilitação Acompanhamento e Análise das Obras de Reabilitação EVALUATED

Um túnel é uma passagem subterrânea que permite a passagem de vias de comunicação (estradas, linhas de caminho de ferro, etc.) através de obstáculos naturais, como montanhas e rios. O presente trabalho respeita aos principais métodos de construção e reabilitação de túneis, aos processos construtivos mais utilizados na reabilitação de túneis, mais propriamente no Túnel Ferroviário do Rossio, incluindo as funções e o contributo que a Fiscalização pode dar nas empreitadas de obras públicas. Nesta tese descrevem-se os métodos de construção mais usuais na execução de túneis, tais como: a metodologia de NATM (New Austrian Tunneling Method), de TBM (Tunnel Boring Machine), de construção a fogo, a céu aberto e com pré-corte. Descrevem-se também técnicas de reabilitação de túneis, quer a nível estrutural (pregagens, jet grouting, congelação, injecção, entre outras), quer não estrutural (limpeza, tratamento de juntas, processos químicos, etc.). O trabalho desenvolvido na presente dissertação teve como principal objectivo abordar os principais processos construtivos do Túnel Ferroviário do Rossio, designadamente, as metodologias de execução de pregagens, enfilagens, montagem de cambotas com a respectiva aplicação de betão projectado, microestacas, soleiras e betonagem dos hasteais e abóbadas com moldes metálicos pré-fabricados. Neste trabalho, é dada especial atenção às funções da Fiscalização e ao modo como esta pode contribuir para aumentar os padrões de qualidade da obra e os rendimentos das actividades.
Túnel, Reabilitação, Túnel Ferroviário do Rossio, Fiscalização

novembro 17, 2008, 9:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

João Paulo Janeiro Gomes Ferreira

Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura (DECivil)

Professor Auxiliar