Dissertação

Avaliação de impactes ambientais e sociais associados à construção de estradas e obras de arte: Aplicação ao estudo da segunda travessia do Tejo em Lisboa (Ponte Vasco da Gama) Aplicação ao estudo da segunda travessia do Tejo em Lisboa (Ponte Vasco da Gama) EVALUATED

A criação de novas infra-estruturas de transporte gera impactes na envolvente. Esta dissertação pretende apresentar uma metodologia de estudos de impactes ambientais de estradas e obras de arte. Após a introdução geral ao estudo dos impactes ambientais, descreve-se a metodologia proposta. Esta começa com a caracterização da situação de referência, tendo em conta a área de influência do empreendimento, e pretende inventariar a situação pré-operacional relativamente às diferentes componentes ambientais e sociais que se prevê virem a ser afectadas pela infra-estrutura. A segunda fase é a previsão dos potenciais impactes a serem gerados nas referidas componentes, com recurso a distintos métodos de previsão, quantitativos ou qualitativos. A terceira fase da metodologia é a sugestão de medidas eficazes que levem à minimização dos eventuais impactes negativos gerados no meio ambiente e à potenciação dos benefícios para o meio socioeconómico. A metodologia proposta foi aplicada a um caso da ponte Vasco da Gama. Daqui se concluíram quais os principais impactes causados pela obra de arte em ambas as margens do rio Tejo,a sua significância e as medidas de mitigação a ter em conta no projecto. O estudo de caso culminou com a definição quantitativa dos impactes causados na atmosfera e no ambiente acústico das zonas adjacentes ao traçado, apurando qual o custo das suas medidas de minimização, e com a quantificação do benefício causado pela melhoria da acessibilidade para os habitantes dos municípios atravessados pela ponte. Conclui-se apresentando algumas das limitações actuais à aplicação do sistema proposto e sugerindo eventuais desenvolvimentos futuros.
Avaliação, previsão, minimização, impacte, ambiente.

outubro 1, 2008, 9:30

Publicação

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Orientação

ORIENTADOR

Jorge Manuel Caliço Lopes de Brito

Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura (DECivil)

Professor Associado