Dissertação
Performance Evaluation of the Portuguese Seaports: Evaluation in the European Context Evaluation in the European Context EVALUATED
A reforma do sector portuário promoveu uma maior participação dos operadores privados. Os cinco maiores portos portugueses, a saber, Leixões, Aveiro, Lisboa, Setúbal e Sines são geridos por Autoridades Portuárias independentes, constituídas como sociedades anónimas em que todas a acções são propriedade do Estado. Além do português, os sectores portuários de três outros países são analisados segundo diversas perspectivas, entre as quais, os modelos de gestão portuária, a estrutura institucional, as políticas regulatórias e a escala e o tipo de operações. Os países analisados foram a Holanda e o Reino Unido, que obtiveram os melhores resultados em termos de desempenho, e a Espanha, o nosso competidor directo na prestação de serviços portuários. Na avaliação de desempenho utilizaram-se modelos Data Envelopment Analysis (DEA) com orientação para os inputs. A fiabilidade e a coerência foram tomadas como aspectos cruciais pelo que todas as decisões tomadas na implementação do algoritmo foram amplamente discutidas e justificadas. Os custos de operação e de capital foram tomados como inputs e os volumes de carga geral convencional, contentorizada, roll on-roll off, de granéis líquidos e sólidos e de passageiros como outputs. Quarenta e um portos de onze países europeus foram incluídos na amostra. Os níveis de desempenho dos portos portugueses são baixos excepto o do porto de Lisboa que foi tido como eficiente devido ao volume muito elevado de passageiros. A redução de custos potencial, caso os portos nacionais operassem de forma eficiente, foi estimada em 64 milhões de euros para 2005.
outubro 30, 2007, 18:0
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
Rui Domingos Ribeiro da Cunha Marques
Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura (DECivil)
Professor Auxiliar