Dissertação

Development of eco-efficient masonry with recycled aggregates EVALUATED

As indústrias da construção e automóvel são, atualmente, responsáveis pela geração de grandes quantidades de resíduos, tais como betão demolido e pneus em fim de vida. Pretende-se apresentar um documento completo e exaustivo, com vertentes experimental, numérica e analítica, onde existem dois propósitos subjacentes: o de fornecer resposta direta ao problema do destino dos agregados reciclados de betão (AR) e de borracha (AB), após a demolição e trituração, das peças de betão e dos pneus, respetivamente, e o de desenvolver um bloco de alvenaria eco-eficiente que apresente viabilidade face à alvenaria de tijolo cerâmico tradicional. Inicialmente, foram caracterizadas experimentalmente sete misturas de argamassa com agregados reciclados tendo-se avaliado o comportamento mecânico e térmico. Tendo em consideração os resultados obtidos para as argamassas, foram selecionadas três (das sete) misturas com as quais se produziu os blocos eco-eficientes estudados. Em seguida, foram desenvolvidos modelos de elementos finitos (mecânicos e térmicos) dos blocos e utilizadas como input as propriedades determinadas através dos ensaios das argamassas. Após a sua validação, os modelos foram utilizados para otimizar o desempenho dos blocos, através da alteração da sua geometria, o que resultou em melhorias das resistências térmica e mecânica de 117 e 24%, respetivamente, face ao bloco de base. Por fim, foram realizados estudos comparativos de viabilidade ambiental e económica entre os blocos eco-eficientes otimizados (geometricamente, mas também considerando a argamassa mais promissora) e a alvenaria de tijolo cerâmico. Verificou-se que a primeira solução apresenta um melhor desempenho em todos os aspetos.
Agregados reciclados, Caracterização experimental, Estudo numérico e otimização, Viabilidade ambiental e económica

janeiro 5, 2021, 16:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Jorge Manuel Caliço Lopes de Brito

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Catedrático

ORIENTADOR

António Pedro Carones Duarte

CERIS – Civil Engineering Research and Innovation for Sustainability

Investigador Doutorado