Dissertação

Building information modeling education and training programs. Literature review and case study on a European H2020 e-learning platform EVALUATED

Building Information Modeling està a tornar-se uma prática comum na indústria da construção. Para esta transformação se generalizar a toda a indústria, a academia tem de se adaptar e disponibilizar cursos de BIM no currículo e os profissionais da indústria da construção têm, necessariamente, de se qualificar e treinar esta nova metodologia. Neste contexto, o objetivo deste trabalho de investigação é oferecer uma visão completa da educação e formação existente do BIM no ensino superior e no mundo profissional, analisar essa oferta e seu potencial, e acima de tudo ajudar as entidades formadoras a para propor programas eficazes e adaptados às exigências da indústria. Para esse efeito, o documento assenta numa da análise da literatura publicada sobre a educação de BIM, que põe em evidência uma lista de competências BIM requeridas pela indústria da construção e diversos métodos de ensino apropriados. Sequidamente são analisadas as ofertas de formaço atuais para os profissionais e o respectivo potencial, aprofundando-se as explicações dadas sobre dois projetos internacionais que estão a desenvolver a formação do BIM na Europa e a ajudar empresas da indústria da construção a orientar os seus trabalhadores para o programa de formação apropriado. Foi dado ênfase ao potencial do e-learning no contexto do ensino BIM. O uso de “gamification” para melhorar o processo de aprendizagem foi ainda analisado e proposto no âmbito de um projeto H2020, que está neste momento a desenvolver a primeira plataforma e-learning de BIM Europeia, incluindo “gamification”, e que se chama plataforma BIMcert.
BIM (Building Information Modeling), Educação, Formação, E-learning, Certificações, BIMcert

junho 15, 2018, 9:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

António Morais Aguiar da Costa

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Auxiliar