Dissertação

The impact of introducing an HOV lane in roadways at the acess points of Lisbon city EVALUATED

A situação econômica na área metropolitana de Lisboa atrai pessoas de diferentes municípios para trabalhar em Lisboa. O número relativamente alto de veículos que acessam Lisboa diariamente resulta em um tráfego congestionado em todas as principais rodovias de acesso à cidade. O tráfego congestionado é maior nas rodovias A5, A2, A1 e IC19, com um tempo de viagem de até 40min. Com o intuito de reduzir o congestionamento de veículos, a introdução dos recursos de VAO (“Vias de Alta Ocupação”) e seus benefícios são estudados. O estudo técnico de viabilidade para introdução dos recursos de VAO está pronto para as vias A5 e A2. Nos dois casos, uma das faixas de uso geral será convertida em uma faixa exclusiva para VAO, separada das demais por uma marcação no asfalto ou obstáculos. A nova secção da via, os pontos de entrada e saída e as sinalizações adequadas já estão definidos. O estudo para adoção dessa nova técnica demonstra que é possível reduzir em 10 a 15 minutos o tempo de viagem utilizando a pista exclusiva de VAO, a qual tem a vantagem de ter uma velocidade máxima de 80 km/h comparada com a de 30 km/h permitida nas vias de acesso geral. Isso deverá encorajar as pessoas vêm a Lisboa diariamente (principalmente a trabalho) a dar caronas a outras pessoas ou a utilizar o transporte público.
VAO instalações, tráfego congestionado, tempo de viagem.

Junho 6, 2018, 15:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Fernando José Silva e Nunes da Silva

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Catedrático