Dissertação
Adaptação da infraestrutura rodoviária a veículos de condução autónoma EVALUATED
Os veículos de condução autónoma (AV) prometem revolucionar a mobilidade e os transportes globalmente. É da maior importância perceber as consequências da sua utilização nos meios urbanos, onde se concentra grande parte da população mundial e onde os desafios da sua integração aparentam ser maiores. Neste sentido, a presente dissertação tem o objetivo principal de analisar a influência da integração dos AV na infraestrutura rodoviária existente, tal como ela está concebida para ser utilizada por veículos e peões na atualidade. Nomeadamente, pretende-se analisar as eventuais mudanças da infraestrutura da rede rodoviária para a melhor adaptação à utilização dos AV, assunto muito pouco desenvolvido na atualidade. Como caso de estudo, procedeu-se à modelação virtual da utilização de AV numa zona urbana, sendo selecionada a Zona 1 da Zona de Emissões Reduzidas (ZER) de Lisboa. A modelação foi realizada através do software PTV VISUM, estabelecendo-se em primeiro lugar um cenário base e, posteriormente, cenários alternativos, caracterizados, nomeadamente por: criação de via exclusiva para AV; distribuição mista de tráfego entre viaturas com condutor e AV e finalmente, um cenário recorrendo a uma frota integral de AV. Os resultados da modelação permitiram analisar a influência da integração dos AV ao nível do congestionamento de tráfego e das emissões de gases poluentes, constatando-se um efeito muito positivo. Relativamente à infraestrutura rodoviária, foram apresentadas sugestões, mas concluiu-se que pode haver dificuldade no atual momento para modificações profundas em meio urbano, em particular, num cenário de tráfego partilhado.
novembro 8, 2018, 11:0
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)
Professor Auxiliar