Dissertação

Projecto base de um viaduto rodoviário incluindo tramos centrais atirantados EVALUATED

Na presente dissertação é realizado um projeto base, de uma obra de arte constituída por dois viadutos e uma ponte de tirantes. Propõem-se duas soluções de tabuleiro, uma de betão armado pré-esforçado e outra mista aço-betão. Em relação ao estudo prévio, que serviu de base ao desenvolvimento do presente projeto, são introduzidas alterações com o objetivo de melhorar o comportamento global da estrutura. Foram eliminadas as juntas entre os viadutos de acesso e a ponte de tirantes, melhorando o comportamento sísmico com a introdução de aparelhos óleodinâmicos na ligação do tabuleiro aos encontros. Definem-se as condicionantes de projeto, as opções de conceção, os materiais estruturais e ações de projeto da estrutura. A análise do comportamento da estrutura é feita através de modelos numéricos utilizando o programa SAP2000. Como principais conclusões destacam-se a relevância das alterações ao sistema estrutural que permitem melhorar o comportamento global da estrutura e a comparação entre as duas soluções a qual permite concluir que a solução mista será tanto mais competitiva quanto maior for o vão, de modo a tirar partido da sua redução de peso do tabuleiro em relação à solução de tabuleiro em betão. Contudo a solução de tabuleiro mista é particularmente suscetível a cargas excêntricas e apresenta um primeiro modo de torsão com uma frequência relativamente baixa. As duas soluções são pormenorizadas nas peças desenhadas apresentadas em anexo, e comparadas na vertente económica, efetuando uma medição das principais quantidades e uma estimativa de custo de cada uma das soluções.
Ponte de tirantes; suspensão central, tabuleiro betão armado pré-esforçado, tabuleiro misto aço-betão.

Junho 20, 2017, 0:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

José Joaquim Costa Branco de Oliveira Pedro

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Auxiliar