Dissertação
Mapeamento da percepção de risco de ciclistas em ambiente urbano EVALUATED
As políticas de planeamento têm evoluído no sentido de aumentar o conforto e segurança do ciclista na infraestrutura ciclável. No entanto, a quantidade de informação relativa à perceção de risco e de conforto do ciclista em função do tipo de infraestrutura em que circula é muito limitado. Neste seguimento, na presente dissertação, investigou-se a perceção de risco de um grupo de 21 ciclistas, para identificar um possível comportamento comum de cada grupo, que pudesse ser utilizado para classificar a infraestrutura em que circula. Precedente desta análise, cada ciclista foi classificado em cinco grupos função do seu nível de conforto e nível de proficiência na utilização da bicicleta. Os voluntários que realizaram a experiência, equipados com um aparelho medidor de parâmetros biométricos e equipamento de recolha de vídeo e informação GPS. A partir dos dados recolhidos foram identificados eventos, relacionados com o comportamento de condução dos ciclistas. Foram também, recolhidos obstáculos, presentes na infraestrutura que pudessem influenciar a condução do ciclista e procedendo-se ao mapeamento dos mesmos. Os dados biométricos obtidos, foram analisados qualitativamente, procurando-se estabelecer uma correspondência entre momentos de stress detetados a partir dos registos biométricos e situações sincronizadas obtidas dos vídeos, identificando desta forma possíveis diferenças nos indutores de stress apresentados pelos vários grupos. Os resultados obtidos sugerem que pode existir uma correspondência entre o comportamento do ciclista de um determinado grupo e as características das vias nas quais circula apresentam.
outubro 9, 2017, 11:0
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
Filipe Manuel Mercier Vilaça e Moura
Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)
Professor Associado