Dissertação

Modelling the socio-economic impact of implementing innovative infrastructure and rolling stock concepts on railway Trans-European Corridors EVALUATED

Os transportes constituem um sector-chave da economia europeia, bem como um dos principais contribuintes para a própria economia. A União Europeia estabeleceu metas desafiadoras na sua política de transportes, recolhendo-as nos Livros Brancos sobre os transportes. Estes objectivos não podem ser alcançados sem a solução dos principais desafios atuais das ferrovias europeias: escassez de capacidade, falta de fiabilidade e baixa competitividade do tempo de viagem. Muitos projetos de investigação sobre ferrovias são atualmente em desenvolvimento em resposta a estes desafios, incluindo o Capacity4Rails. Devido ao seu carácter global, estes projectos precisam da construção de novas ferramentas para permitir a avaliação da rentabilidade dos investimentos, o que constitui uma das principais preocupações da Comissão Europeia. O principal objectivo desta dissertação é, de facto, o estabelecimento duma metodologia para avaliar o impacto sócio-económico das inovações desenvolvidas no âmbito do Projecto Europeu Capacity4rail. Depois de uma revisão do estado da arte sobre a avaliação dos projetos de infra-estruturas ferroviárias, a metodologia elaborada é apresentada, destacando o que a diferencia duma Análise Custos-Benefícios comum, em particular, a solução para a escassez e incerteza dos dados de entrada e a avaliação das consequências da ocupação da capacidade e dos eventos extremos em termos de atrasos. Um exemplo de aplicação da metodologia elaborada à parte sueca do corredor RTE-T Escandinavo-Mediterrânico é então apresentado. Finalmente, pistas sobre outros requisitos e melhoramentos da abordagem desenvolvida são fornecidas, em particular a extensão da abordagem a secções maiores de corredores também é considerada, no que diz respeito às modificações necessárias.
RTE-T, Capacity4Rail, Análise Custo-Benefício, Ocupação da Capacidade, Atrasos, Corredor Scan-Med

Setembro 30, 2016, 11:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Paulo Manuel da Fonseca Teixeira

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Auxiliar