Dissertação

Modelação estatística da caracterização de argamassas de baixa resistência adoptando o ensaio de resistência à furação EVALUATED

A relevância histórica e cultural que os rebocos antigos possuem, leva a que o correto diagnóstico do estado de conservação destes apresente uma importância acrescida. Assim, as ações de diagnóstico e intervenção, realizadas por intermédio de ensaios de caracterização in situ, devem ser o menos intrusivas possível. Esta particularidade leva a que o método de resistência à furação ganhe vantagem perante os restantes ensaios de caracterização, uma vez que permite obter informações, como a resistência mecânica e espessura da camada, com uma intrusão no elemento muito reduzida. Assim, neste trabalho foi desenvolvido uma modelo de classificação de argamassas presentes em rebocos antigos através da análise estatística dos resultados do método de resistência à furação, onde o principal objetivo é determinar a constituição da argamassa ensaiada, com uma reduzida intrusão no elemento. Tendo por base uma amostra constituída por 18 argamassas desenvolvida por Nogueira (2016), a análise estatística desta baseou-se na transposição da informação presente no gráfico de furação para um histograma, e o consequente ajuste de uma distribuição de probabilidade a este. Desta forma foi possível caracterizar as argamassa presentes na amostra pelos parâmetros que definem a distribuição de probabilidade ajustada, e assim permitir determinar a constituição de uma argamassa teste por comparação com as argamassas presentes na amostra. Os resultados produzidos por este trabalho permitiram complementar as informações obtidas pelo método de resistência à furação, e ainda definir um número mínimo de medições necessárias à aplicação do método, contribuindo para a maior aplicabilidade do método.
Resistência à furação, argamassas de baixa resistência mecânica, heterogeneidade, função de distribuição log-normal, comportamento mecânico, modelo de classificação.

Dezembro 12, 2018, 16:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Rita Maria Vilela Nogueira

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Ana Filipa Ferreira da Silva Cigarro Matos

CERIS - Civil Engineering Research and Innovation for Sustainability

Bolseiro Pos-Doutoramento