Dissertação
Segurança pedonal e caminhabilidade do espaço urbano: o caso da zona envolvente de escolas em Lisboa EVALUATED
A necessidade de promover uma mobilidade mais sustentável, traz consigo uma preocupação acrescida de garantir a segurança daqueles que optam por meios de transportes onde a sua vulnerabilidade é maior. Este trabalho propõe a aplicação de metodologias de modelação com o objetivo de identificar os fatores chave do desenho urbano capazes de influenciar de forma relevante as condições de segurança dos segmentos urbanos e a contagem de atropelamentos ocorridos. A diminuição da sinistralidade rodoviária e o cuidado a ter em relação a utilizadores vulneráveis são referidos em documentos nacionais e internacionais. Assim esta dissertação propõe a utilização de Modelos Generalizados Lineares como ferramenta de estudo sobre a segurança pedonal em ambiente rodoviário urbano. Referidos na literatura como modelos matemáticos capazes de descrever com relevância o fenómeno da contagem de eventos raros, bem como os fatores que influenciam a sua ocorrência. O trabalho aplica modelos ao caso de estudo da cidade de Lisboa, utilizando para tal o levantamento georreferenciado de todos os atropelamentos ocorridos entre 2010 e 2013 e as variáveis de caminhabilidade fornecidas pelo projeto IAAPE. Conclui-se que fatores como o compromisso no desenho urbano para a caminhabilidade, conforto dos caminhos pedonais e legibilidade do espaço tornam as vias mais seguras para os peões e diminuem a ocorrência de atropelamentos. Já melhores condições de conectividade dos percursos viários, maior conveniência do espaço urbano e maior segurança do ambiente encontram-se associados a um maior risco para o peão, o que deverá ser considerado no planeamento da cidade e a respetiva mobilidade.
fevereiro 27, 2018, 16:0
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
Filipe Manuel Mercier Vilaça e Moura
Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)
Professor Associado