Dissertação
Capacity evaluation of a railway terminal using microsimulation: case study of freight village in Turin EVALUATED
Maiores e mais complexas cadeias de transporte são consequência da crescente importância do transporte de mercadorias. Especificamente, o transporte intermodal surgiu como uma alternativa ao transporte rodoviário de longo curso visto que cria oportunidades para redução de custos, simultaneamente possibilitando a diminuição de emissões poluentes e tráfego rodoviário. Consequentemente, é importante obter níveis de serviço aceitáveis em infraestruturas dedicadas ao transporte intermodal para garantir o êxito desta modalidade. O objetivo desta dissertação é determinar a capacidade da plataforma multimodal de Turim, considerando futuras variações em termos das condições de procura com origem no Porto de Savona. O papel de plataformas multimodais e outros centros logísticos tem se tornado gradualmente mais substancial devido à atual saturação dos portos marítimos e consequente concentração em funções de movimentação. A literatura existente mostra que o sucesso do transporte intermodal depende fortemente no desempenho dos respetivos terminais. Tendo presente o objetivo, um modelo de simulação foi desenvolvido tendo por base a metodologia de eventos discretos. Este modelo visa a simulação das operações ferroviárias e de movimentação desempenhadas na plataforma multimodal. O efeito da variação de operações e número de recursos na capacidade é testado a partir da formulação de diversos cenários. A comparação dos diversos cenários permitiu compreender as ineficiências dos processos ferroviários e de movimentação de carga, consequentemente, permitindo concluir que as operações ferroviárias que utilizam a locomotiva representam o fator limitador. Adicionalmente, ao combinar diferentes condições operativas e número de recursos é possível compreender como estes afetam a capacidade e o desempenho global.
novembro 21, 2017, 14:0
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
Vasco Domingos Moreira Lopes Miranda dos Reis
Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)
Colaborador Docente
ORIENTADOR
Paulo Manuel da Fonseca Teixeira
Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)
Professor Auxiliar