Dissertação

Energy Design of a conceptual Autonomous Surface Vehicle (ASV) EVALUATED

O objetivo desta tese é o estudo de um veículo autónomo de superfície (ASV) com especial foco nas suas especificações e limitações energéticas, de modo a avaliar hipótese de desenvolver um veículo que consiga executar diferentes missões e com elevada autonomia. Actualmente, estes veículos apresentam limitações na autonomia o que leva a um grande interesse em converter a energia das ondas, o maior recurso energético dos oceanos, em eletricidade para uso futuro durante as missões. Esta tese considerou um ASV cujo casco é um monocasco e equipado com diversos aparelhos de recolha de dados e dispositivos capazes de extrair energia de três recursos disponíveis no oceano: radiação solar, vento e ondas. Ao longo da dissertação, foram estudados os recursos disponíveis na costa atlântica da ZEE portuguesa, assim como a potencial energia extraída desses mesmos recursos e a velocidade a que o ASV conseguiria operar. O ASV dimensionado apresenta um monocasco, desenvolvido para operar no oceano e em águas agitadas, com 4,56 m de comprimento, 1,3 m de largura e altura de 0,7 m, capaz de navegar a velocidades de mais de 4 nós e com elevada capacidade de carga e energia para executar as diversas missões científicas.
Veículo Autónomo de Superfície (ASV), Energia, FLEUR, Monocasco, Zona Económica Exclusiva (ZEE)

Junho 21, 2018, 9:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

António Bento Franco

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

António José Nunes de Almeida Sarmento

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Colaborador Docente