Dissertação

Non-destrutive tests in roads and airfields - A study of the falling weight deflectometer EVALUATED

O património rodoviário é um ativo de elevada importância no desenvolvimento das sociedades modernas e a sua qualidade geral desempenha um papel fundamental na segurança, economia, competitividade e sustentabilidade da circulação de pessoas e bens. A degradação dessa qualidade ao longo do tempo deve ser avaliada de forma a que as ações de conservação e reabilitação possam ser adequadamente planeadas para assegurar os padrões mínimos de qualidade especificados. No âmbito do estado dos pavimentos, são vários os indicadores estabelecidos na avaliação da qualidade. Em termos da avaliação estrutural, o defletómetro de impacto – Falling Weight Deflectometer (FWD) – é o ensaio não destrutivo mais utilizado na avaliação da capacidade de carga de pavimentos rodoviários e aeroportuários. Os resultados deste ensaio são da maior importância em vários contextos, como por exemplo na auscultação estrutural dos pavimentos existentes em obras de reabilitação de infraestruturas rodoviárias ou aeroportuárias. A presente dissertação tem como objetivos principais a avaliação da precisão e da incerteza das deflexões medidas no ensaio com o FWD e a análise da sua influência na qualidade de interpretação desses mesmos ensaios, ou seja, das características de deformabilidade dos pavimentos existentes obtidas por retroanálise, com vista à avaliação da sua qualidade estrutural e apoio ao projeto de reabilitação.
defletometro de impacto, pavimentos, repetibilidade, reprodutibilidade, incerteza, retroanálise

novembro 8, 2017, 9:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

José Manuel Coelho das Neves

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Auxiliar