Dissertação
Análise de impactos e risco operacionais de ameaças à segurança aeroportuária. Caso de estudo: Terminal 1 do Aeroporto de Lisboa EVALUATED
A elevada exigência da segurança atualmente praticada no contexto da interferência ilícita, em resposta a ameaças emergentes, vai de encontro à eficiência de operações aeroportuárias, na qual exerce forte pressão a tendência de crescimento dos volumes de tráfego. Perante essa problemática, a dissertação foca-se na estruturação e implementação de uma metodologia que permita detalhar e avaliar os impactos e riscos na rotina de partidas do terminal de passageiros, gerados por ameaças e consecutivos procedimentos de segurança, com o intuito de auxiliar a tomada de decisão na melhoria da eficiência dos processos, mantendo o nível de segurança exigido. O problema é abordado numa perspetiva semi-quantitativa e de causa-efeito, recorrendo à ferramenta de simulação Multipass, desenvolvida em parceria pela Thales e o ISCTE-UL. A modelação de variáveis e relações assenta sobre critérios e pressupostos transversais ao funcionamento de qualquer aeroporto, com vista a uma utilização universal. Quando tal não é possível, a modelação é particularizada para o caso do Terminal 1 do Aeroporto de Lisboa. Em relação a esse caso de estudo, é efetuada uma análise de sensibilidade ao modelo, tendo como cenários a falha de equipamentos de raio-X no controlo de segurança e a redução da capacidade de processamento no check-in. Relativamente à redução de impactos e riscos críticos detetados na análise de sensibilidade, o reforço de capacidade como reação demonstra maior efetividade na recuperação de perturbações e de níveis de serviço, enquanto o planeamento mais folgado dos processos se destaca na prevenção de atrasos e do cancelamento de voos.
julho 11, 2017, 16:0
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
Vasco Domingos Moreira Lopes Miranda dos Reis
CERIS - Civil Engineering Research and Innovation for Sustainability
Investigador Doutorado
ORIENTADOR
Maria do Rosário Mauricio Ribeiro Macário
Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)
Professor Associado