Dissertação

Análise dos benefícios operacionais e ambientais do truck platooning no transporte de mercadorias EVALUATED

Apesar do foco dos media se encontrar nos últimos avanços no que respeita aos veículos autónomos de passageiros, trabalho relevante tem sido desenvolvido ao nível dos veículos autónomos aplicados ao transporte de mercadorias e ao seu impacto na indústria da Logística. Com o transporte rodoviário a representar o principal responsável pelas emissões poluentes resultantes do sector dos Transportes, aliado às metas definidas pela Comissão Europeia com vista à sua drástica redução, é premente a descoberta de soluções mais eficientes. Neste contexto, este trabalho pretende explorar os benefícios da introdução do truck platooning num conjunto de rotas diárias ao longo de Portugal, do maior operador logístico português, a Luís Simões. Diariamente, a empresa serve, em média, mais de mil clientes em território nacional a partir de vários armazéns. Uma quantidade significativa de segmentos dessas rotas sobrepõe-se nas autoestradas, o que indica um potencial para a realização de platooning. Frequentemente, o platooning tem sido analisado em rotas longas, que se extendem por centenas de quilómetros. Este não é o caso de Portugal, onde o comprimento médio das rotas se encontra abaixo dos 300 kms. Para isso, um algoritmo de optimização de rotas foi utilizado para determinar o conjunto de rotas que minimiza o custo da rede de transporte. Através da metodologia aplicada, o autor pretendeu quantificar os ganhos de eficiência em termos do consumo de combustível e das emissões poluentes produzidas ao longo das rotas, bem como avaliar a viabilidade do truck platooning em curtas distâncias.
Transporte rodoviário, veículos autónomos, truck platooning, vehicle routing problem, optimização de rotas

julho 10, 2017, 14:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Maria do Rosário Mauricio Ribeiro Macário

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Associado

ORIENTADOR

Vasco Domingos Moreira Lopes Miranda dos Reis

CERIS - Civil Engineering Research and Innovation for Sustainability

Investigador Doutorado