Dissertação

Avaliação de segurança de pontes em betão da rede viária nacional sujeitas ao carregamento de veículos militares EVALUATED

As atividades militares realizadas em âmbito de contexto operacional por parte do Exército Português exigem, frequentemente, a utilização de estruturas existentes na rede viária nacional, designadamente pontes e viadutos, para satisfazer as necessidades de deslocação das viaturas militares. Estas estruturas encontram-se dimensionadas de acordo com a regulamentação de ações associada à época na qual se realizou o respetivo projeto, pelo que importa avaliar se as normas regulamentares utilizadas no dimensionamento garantem a segurança da estrutura para uma utilização militar. Para tal, estudaram-se os diferentes regulamentos de ações utilizados em Portugal nas últimas décadas, designadamente as sobrecargas rodoviárias correspondentes, por forma a compreender a evolução das ações consideradas no projeto e dimensionamento de estruturas de pontes. Deste modo, pretende-se obter a relação existente entre as sobrecargas regulamentares e a sobrecarga militar relativa a uma utilização mista, nomeadamente de tráfego normal e circulação de viaturas militares. No que diz respeito ao carregamento militar considerou-se a atuação de uma viatura de lagartas e de rodas, cuja classificação de carga militar corresponde à regulamentação aprovada pela NATO e prevista nas normas STANAG. No âmbito da avaliação dos casos de estudo abordados, realizou-se a verificação de segurança da estrutura do tabuleiro de três obras inseridas na autoestrada A1. Com esta avaliação pretende-se verificar as condições de segurança da estrutura do tabuleiro de diferentes obras de arte da rede nacional para uma utilização militar, tanto do ponto de vista da respetiva resistência à rotura como do correspondente comportamento em serviço.
pontes em betão, sobrecargas regulamentares, sobrecarga militar, classificação de carga militar, regulamentos de ações, avaliação de segurança.

Janeiro 20, 2021, 15:30

Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente

Orientação

ORIENTADOR

António José Da Silva Costa

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Pedro José da Silva Gonçalves Matias

Academia Militar

Tenente-Coronel