Dissertação
Environmental and economic assessment of RAP multi-recycling in bituminous mixtures - A case study of a road rehabilitation in Portugal EVALUATED
Os ativos rodoviários e mais especificamente os pavimentos exigem avultados investimentos e têm grandes impactos ambientais. Recentemente, questões como o aumento do custo de energia, as preocupações ambientais e a consciência de sustentabilidade têm motivado os governos e as administrações a adotar medidas de redução do custo do ciclo de vida e do impacto ambiental. Uma dessas medidas é a reciclagem, nomeadamente a incorporação de misturas betuminosas recuperadas (RAP) em novas misturas. A reciclagem múltipla contribuirá ainda mais à redução e otimização da utilização de resíduos, essencial à economia circular. O principal objectivo desta dissertação é avaliar os impactos ambientais e económicos da incorporação de RAP em misturas betuminosas. Este estudo avalia e quantifica a diminuição do impacto económico e ambiental através da avaliação do ciclo de vida (ACV) e da análise do custo do ciclo de vida (LCCA) do pavimento de uma estrada em Portugal. Neste caso de estudo foram avaliados cinco cenários de reabilitação para diferentes incorporações de RAP: 0, 25, 50, 75 e 100 %. Como expectável, a incorporação de RAP levou à redução no custo total do ciclo de vida e em todas as categorias de impacto ambiental, como saúde humana, recursos, fatores ecológicos etc. A redução média no impacto ambiental e no custo do ciclo de vida, para o cenário de 50 % de RAP, por exemplo, foi 22 % e 21 % respetivamente. Além disso, foi constatado que o custo total e o impacto ambiental diminuíram e foram diretamente proporcionais à incorporação de RAP.
junho 19, 2019, 9:0
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)
Professor Auxiliar