Dissertação

Implementação de vias de sentido reversível na gestão de tráfego em infraestruturas rodoviárias urbanas EVALUATED

Atualmente são exigentes e complexos os desafios no setor dos transportes, como por exemplo a gestão de tráfego nas grandes áreas urbanas. Com efeito, sendo cada vez maiores os níveis de congestionamento e as limitações dos recursos disponíveis, é necessário atuar com a maior eficiência possível na capacidade das vias de forma dinâmica por oposição ao aumento da capacidade estática da infraestrutura que cada vez mais está restringido. Os constantes e mais recentes desenvolvimentos no âmbito dos sistemas inteligentes de transportes são extremamente promissores com essa finalidade, como é o caso dos sistemas de gestão ativa de tráfego. A presente dissertação tem como objetivo principal analisar a implementação de vias de sentido reversível em contexto urbano, atendendo que o seu maior âmbito de aplicação tem sido na gestão de tráfego em vias rápidas interurbanas. Com a análise de um caso de aplicação de via de sentido reversível no centro de uma cidade em Portugal, foi possível averiguar as especificidades de aplicação deste tipo de via em centros urbanos. A observação e a modelação do tráfego por simulação permitiu analisar o funcionamento do sistema e a sua eficiência na gestão do tráfego e na segurança rodoviária. O trabalho desenvolvido permitiu concluir que mesmo numa via de curta extensão e de ciclo fixo foi possível melhorar em geral os tempo de viagem no seu atravessamento. A implementação em zona urbana apresentou particularidades de funcionamento do sistema relacionadas com a coexistência de interseções e atravessamentos pedonais com semaforização.
Sistemas Inteligentes de Transporte, Gestão ativa de tráfego, Via urbana, Via de sentido reversível, Tráfego, Capacidade

Junho 21, 2019, 10:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

José Manuel Coelho das Neves

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Auxiliar