Dissertação

Optimizing the Single-engine taxi at Lisbon's Airport. TAP case study EVALUATED

Fruto da crescente preocupação com o ambiente, diversas medidas foram impostas pelas autoridades no sector da aviação, visando a redução das emissões e dos consumos de combustível. Um dos exemplos de tais medidas é o programa Corsia desenvolvido pela ICAO. De forma a corresponder a tais medidas, as companhias aéreas procuram estratégias que lhes permitam simultaneamente reduzir consumos e aumentar lucros. Uma das estratégias é o single-engine taxiing que consiste em utilizar apenas um motor para mover o avião durante a fase de táxi. Nesse âmbito, este estudo apresenta uma metodologia para implementar o single-engine taxiing tendo como objecto de estudo o Airbus A320-200 da TAP Air Portugal, para o táxi-out no aeroporto de Lisboa. Esta metodologia consiste no estudo da situação actual, determinação de resultados máximos possíveis e produção de uma solução que acima de tudo garanta a segurança de todos os voos, dado que é necessário assegurar o aquecimento correcto dos motores. Nesse sentido, são analisadas as variações temporais e a influência dos locais de estacionamento e pista de descolagem utilizada, para determinar um conjunto de cenários. Estes cenários serão estudados e para cada um é determinada a localização na qual se deve proceder à ignição do segundo motor. A solução proposta por este estudo apresenta ganhos significativos para a companhia, na ordem dos 21 kg poupados por voo, e assegura a segurança de todos os voos.
Single-engine táxi, Estratégia Alternativa de Taxi-Out, Poupança combustível, Redução emissões, Aviação comercial

novembro 18, 2019, 17:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Vasco Domingos Moreira Lopes Miranda dos Reis

CERIS - Civil Engineering Research and Innovation for Sustainability

Investigador Doutorado

ORIENTADOR

Rui Manuel Moura de Carvalho Oliveira

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Associado